terça-feira, 4 de abril de 2017

Quando a primavera e a Páscoa batem na porta de casa

Sibélia Zanon


Muitas vezes somos tomados por um perfume que bate na porta de nossos sentidos. Faz um tempo, quando a primavera se anunciava, eu sentia um perfume ao amanhecer e ao anoitecer e não sabia de onde vinha. Durante os dias de busca, meu nariz decidia meus passos. Aquele era um cheiro que sabia contar histórias. Era como se ele me levasse para passear por uma alameda bonita, como se despertasse o que existia de bom dentro de mim, fazendo uma conexão com o que existia de bom fora de mim. E eu queria mais daquilo.
Descobri que o perfume vinha de uma planta da casa vizinha, e não se tratava de uma planta especialmente vistosa. Mas... por que precisaria ser vistosa? O seu cheiro diminuía a questão, nublava os olhos de beleza. Não sei seu nome até hoje, mas sei que, naqueles dias, a primavera batia na porta da minha casa.
Mas, por que estou falando da primavera se ela promete chegar só em setembro? Acontece que a Páscoa se anuncia e, entre ovos e coelhos, pensar na Páscoa despertou memórias da primavera.
No hemisfério norte, o início da primavera coincide com a Páscoa. Na língua alemã, a palavra Páscoa é Ostern, e em inglês é Easter, ambas palavras derivadas do nome Óstara. E Óstara é conhecida como a deusa da primavera, que uma vez por ano dá a volta pela Terra, transmitindo sua força para a germinação das sementes.
No hemisfério sul não haveria mesmo por que exatamente fazer essa associação entre Páscoa e primavera, a não ser que repensássemos o calendário.
Sendo o resultado de costumes e crenças diversas, a comemoração da Páscoa pode trazer lembranças diferentes a cada um.
Pelos cristãos, por exemplo, é presente a lembrança da ressurreição de Cristo, que foi visto pela primeira vez por Maria Madalena, segundo o livro Os Apóstolos de Jesus: “Ela viu nitidamente que esse era o Senhor. Mas também sabia que não era o corpo terreno de Jesus que estivera diante dela, pois somente podia vê-lo com aqueles olhos com os quais percebia as imagens luminosas das alturas.”
Maria Madalena foi avisada a este respeito:
A seriedade do acontecimento e de tudo o que envolveu aquele momento vai além das nossas possibilidades de refletir. Talvez possam reverberar melhor na nossa maneira de sentir.

Na verdade, vale dizer que lembranças sobre a beleza da primavera, assim como reflexões sobre os diversos aspectos que envolveram a missão de Jesus não têm dia marcado no calendário. A primavera interior de cada um não tem estação certa para acontecer.

3 comentários:

  1. A primavera interior de cada um não tem estação certa para acontecer.

    Engraçado q mesmo sem ter lido isso antes, esse foi sempre meu recado ao próximo. Que nós fazemos nossos dias (mais ou menos felizes) depende da sua maturidade de compreensão interior (espiritual).
    Pois a cada palavra q é dita e cada ação cometida deve ser feita de Boa vontade e com amor (o qual já lhe traz uma recompensa interior q damos o nome de satisfação).
    Todos os segundos da vida deve ter a semeadura, pois colhes todos os dias.
    Por tanto entendi com esse maravilhoso texto que a Luz enviada na época da páscoa deve fortalecer as colheitas e as semeaduras o ano todo e não somente um dia ou uma estação.
    Sempre manter em prática e ação a boa semente para q todos os dias tenhamos boas colheitas.
    Abençoada seja minha amiga Roselis von Sass e seu Esposo que muito mistérios ou equívocos nos esclareceu claramente em vida.
    Obrigado por mais esse esclarecimento encantador mesmo depois da sua passagem terrena.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante ,gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Quantos ensinamentos benéficos nessa publicação de O Vaga-Lume!
    Amo ler!!!!

    ResponderExcluir